sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Regata Santos-Rio 2008


Dia 24 de outubro de 2008, às 12h30min tivemos a largada da Regata Santos-Rio. Largamos no meio da galera, ventos medianos (uns 12 nós). Cada um foi pro seu lado, optamos ir afastado da costa, pois estava previsto entrar uma frente fria, ou seja, entraria primeiro lá fora.
Na primeira noite os ventos eram bem fracos (4 nós), mas o que salvou aquele dia foi um cardume de golfinhos que nos acompanharam por alguns minutos e tomaram seu rumo. Amanhecendo os ventos fracos permaneciam, e a tripulação estava impaciente, chegamos a abrir 35 milhas náuticas da costa (cerca de 70 km), só víamos água para todos os lados que olhávamos. Nesta tarde uma surpresa, avistamos um outro veleiro que estava vindo em nossa direção, passou bem perto da gente, demos umas gargalhadas com eles e logo sumiram. Já na segunda noite tivemos 2 surpresas, a primeira e irritante, o vento acabou (0 nó), tripulantes já brincando "Eu desisto senhor, voto para ligar o motor." e o comandante sério, "Que mané ligar o motor, temos que fazer esse barco andar !", e a nossa segunda surpresa foi ver um OVINI, isso mesmo um OVNI, inicialmente uma estrela maior e mais forte, até que começou a fazer movimentos circulares perfeitos e sumiu, uns 10 minutos depois, o mesmo voltou, fez a mesma coisa e desapareceu, a tripulação nervosa vendo aquilo, sem acreditar no ocorrido. Na manhã seguinte, um nascer do sol deslumbrante, mar liso, parecia uma lagoa, vento chegando, quando vimos o tempo tinha fechado, o vento aumentou bastante (chegando até 26 nós), estávamos na altura de Ilha Grande. Quando chegamos ao Recreio viemos beirando a costa e o vento diminuindo, até que então avistamos um tubarão, todos ficaram assustados.
Na terceira noite, concluímos nosso objetivo (chegar), com ventos quentes (aproximadamente 12 nós), às 23h48min, depois de 59 horas dentro do barco, de volta à civilização ! Terminando assim a regata em 2º, 6 minutos do 1º.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8OPepU7u7o8

Um comentário:

  1. Realmente foi muito cansativo. Todos imaginavam concluir a regata em 25..30 horas e não o dobro (59 horas). No final, percebemos que o mais importante foi o clima de camaradagem a bordo e as brincadeiras para matar o tempo. Lembrando que 40% da Flotilha não conseguiu concluir a regata.

    2009 tem mais.

    ResponderExcluir